Sejam bem-vindos!!

Enem

14/01/2015 17h20 - Atualizado em 14/01/2015 18h09

Com hábito de ler e escrever, mineira tira nota máxima na redação do Enem

Com 16 anos, Júlia Neves pretende cursar Medicina na região de Uberaba.
'Estudei entre 4h e 5h por dia para a prova', diz estudande

Do G1 Triângulo Mineiro
Uma estudante de Uberaba tem confiança extra para a conquista de uma vaga no curso universitário. O motivo é a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aproveitamento de 100% na elaboração de um texto com o tema “Publicidade infantil no Brasil” foi obtido por 250 participantes. O resultado do Enem 2014 foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação. Mais de 529 mil tiraram nota zero na redação e foram eliminados do exame.
Aos 16 anos, a uberabense Júlia Neves Silva Dutra já concluiu o ensino médio e pretende usar a vantagem na prova para cursar Medicina em alguma das universidade federais do Triângulo Mineiro. Segundo ela, o hábito de ler e escrever histórias, existente desde a infância, e a preparação desde o início de 2014, ajudou no desempenho. “Gosto muito de ler e escrever. Desde pequena eu gosto de escrever historinhas e isso ajudou bastante a desenvolver a minha escrita. Desde o começo do ano, eu estudei entre 4h e 5h por dia para a prova. Além do estudo que é necessário, no dia tem a alimentação que é importante para se ficar mais calmo e não ter algum problema gástrico”, destacou.
Sobre o tema da prova, a estudante afirmou que a segurança ocorreu devido ao aproveitamento de um dos testes feitos durante a preparação para o Enem. “Fiz vários simulados no meu colégio, e em um deles teve o tema consumismo. Não é exatamente a mesma coisa, mas deu para reutilizar uma coisa ou outra e isso facilitou. Se não fosse por isso, eu teria uma surpresa imensa”, explicou.
Júlia Neves Silva Dutra estudante Uberaba nota máxima Enem 2014 (Foto: Mariana Dias/ G1)Júlia Neves Silva Dutra conseguiu nota máxima na redação do Enem 2014 (Foto: Mariana Dias/ G1)
Júlia totalizou 806 pontos no total das disciplinas mais redação. Especialmente sobre o dia em que elaborou o texto que garantiu nota máxima, ela afirma que usou a tática de se atentar à proposta e priorizar questões mais fáceis.
“É muito importante resolver primeiro a parte mais fácil, pois se você acerta questão difícil e erra uma fácil, pelo sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) do Enem, eles podem cancelar seu acerto na questão difícil. No dia da redação, eu li o tema antes e comecei a pensar em algumas coisas, mas comecei a prova de linguagens. Voltei para a redação e estruturei as ideias, já que eu não faço rascunho, e escrevi a redação”, contou.
Sobre a escolha do curso, Júlia afirmou ter se decidido desde pequena, ainda quando se consultava com pediatras. “Quero fazer Medicina, e estou pensando em colocar nas opções a UFTM e a UFU, que são mais perto”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário